👉 Fonoaudiólogo(a) (3)
VoltarGuia de Estimulação da Linguagem
Crie um guia completo de estimulação da linguagem para crianças com atraso no desenvolvimento, com o objetivo de promover a aquisição de novas habilidades e a melhora da comunicação. Detalhes: a) Criação de um ambiente rico em estímulos linguísticos, com livros, brinquedos e jogos b) Utilização de atividades lúdicas e prazerosas para estimular a comunicação, como cantar, contar histórias e brincar de faz de conta c) Modelagem da fala correta, repetindo palavras e frases de forma clara e pausada d) Expansão das produções verbais da criança, acrescentando informações e detalhes e) Reforço positivo dos progressos da criança, elogiando e incentivando a comunicação.
Checklist para Avaliação da Linguagem Infantil
Elabore um checklist detalhado para avaliação da linguagem infantil, com o objetivo de identificar as habilidades e as dificuldades que a criança apresenta no desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e de planejar a intervenção fonoaudiológica mais adequada. Detalhes: a) Observação do comportamento comunicativo da criança, em diferentes situações e com diferentes interlocutores b) Aplicação de testes padronizados de linguagem, que avaliem a fonologia, a semântica, a morfologia, a sintaxe e a pragmática c) Análise da história da linguagem da criança, buscando informações sobre o seu desenvolvimento, as suas dificuldades, os seus tratamentos e as suas expectativas d) Avaliação da consciência fonológica, da leitura, da escrita e da compreensão textual e) Elaboração de um relatório com os resultados da avaliação, o diagnóstico e as recomendações.
Guia de Estimulação da Linguagem em Bebês
Crie um guia completo de estimulação da linguagem em bebês, com o objetivo de auxiliar os pais e os cuidadores a promoverem o desenvolvimento da comunicação dos seus filhos desde os primeiros meses de vida, utilizando atividades lúdicas, interativas e que respeitem o seu ritmo e o seu interesse. Detalhes: a) Conversar com o bebê, utilizando uma linguagem clara, simples e expressiva, e respondendo aos seus balbucios, aos seus gestos e aos seus olhares b) Ler para o bebê, utilizando livros com imagens coloridas, texturas e sons, e explorando as suas reações e as suas preferências c) Cantar para o bebê, utilizando canções de ninar, cantigas de roda e músicas infantis, e estimulando o seu ritmo, a sua melodia e a sua coordenação d) Brincar com o bebê, utilizando brinquedos que estimulem a sua audição, a sua visão, o seu tato e a sua coordenação motora, e nomeando os objetos, as cores e as ações e) Criar um ambiente rico em estímulos, utilizando imagens, sons, objetos e pessoas, e variando as atividades e os locais.